🔊 Conteúdo Falado:

Selecione qualquer texto do site para escutar o aúdio

Fotopsia: o fenômeno dos flashes de luz com olhos fechados

O que é fotopsia?

Em algum momento da vida, quem esfregou os olhos com força, ou até mesmo levantou-se rapidamente, já deve ter experimentado a sensação de pontos de luz no campo de visão. Esses flashes de luz também podem acontecer com os olhos fechados, sendo conhecidos por fotopsia ou fosfenos oculares.

A fotopsia acontece quando o vítreo (fluido gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho) fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes luminosos. Essa pressão na retina ocorre devido ao movimento do vítreo dentro da cavidade.

Normalmente, o vítreo é como um gel espesso transparente e possui um movimento harmônico aos dos olhos e da cabeça. Entretanto, com o passar do tempo, o vítreo fica cada vez mais liquefeito, balançando dentro do globo ocular. Por isso, apesar de essa experiência ser possível a pessoas de quaisquer idades, quem tem mais de 50 anos possui maior tendência a perceber os fosfenos oculares.

Ainda que os flashes de luz com olhos fechados não sejam considerados um problema grave, eles podem ser sintomas de alguma patologia. Por isso, a consulta ao oftalmologista é essencial para esclarecer dúvidas e encontrar possíveis causas. Além dos flashes de luz, outro problema que pode ser ocasionado por esse atrito do vítreo sobre a retina são as moscas volantes.

Moscas volantes

As moscas volantes, chamadas de floaters, se manifestam como manchas escuras na visão, ao contrário da fotopsia que se assemelha a luzes piscando ou clarões. Os floaters também são considerados como sintomas, e não uma doença ocular, que podem estar associados a traumas nos olhos, miopia, pós-operação de catarata, desgaste natural da estrutura ocular, dentre outros problemas.

A sensação de ver esses pontos pretos ou pequenos “insetos voadores” na visão acontece pela presença de pequenas opacidades no humor vítreo. Por isso, mesmo que a sensação seja de que essas manchas estão no seu campo de visão, elas realmente estão dentro dessa “gelatina” que é parte do olho.

Quais são as causas de fotopsia?

Há uma diversidade de fatores que podem gerar a fotopsia. Dentre eles, motivos simples e que não requerem grandes cuidados, e outros considerados casos emergenciais, precisando de consultas imediatas ao oftalmologista. Conheça:

Enxaqueca com aura

A enxaqueca com aura é uma doença neurológica que se manifesta, normalmente, por dores de cabeça intensas acompanhadas por flashes de luz na visão. A aura, que se refere justamente a essas sensações visuais ou sensitivas, pode durar alguns minutos ou até horas. Além disso, há chances desses pontos luminosos aparecerem em um ou ambos os olhos.

Patologias

Em situações mais graves, a fotopsia pode estar associada a problemas oculares, como inflamações no nervo óptico ou condições neurológicas.

Outro distúrbio que às vezes está relacionado aos flashes de luz é o descolamento de retina. A retina não tem fixação própria. Ela se mantém no lugar por alguns fatores, incluindo sua relação com o vítreo. Dessa forma, um dos fatores para esse descolamento acontecer é com tração do vítreo sobre a retina causando roturas, devido a mudanças no vítreo com a idade.

Tratamento para fotopsia

Quando a fotopsia não está associada a algum problema ocular, na maioria dos quadros, os pacientes ficam isentos de tratamento. Entretanto, esse cenário muda caso os pontos luminosos sejam sintomas de alguma doença.

Em situações de enxaqueca com aura, medicamentos para controlar essas crises de cefáleia serão suficientes para reduzir os episódios de fotopsia. Se essas enxaquecas forem mais intensas e recorrentes, haverá a necessidade do médico se aprofundar nesse quadro e entender o que está gerando o problema.

Pacientes que apresentam descolamento de retina precisam de um tratamento médico adequado, sendo necessário, em alguns casos, uma cirurgia a laser para corrigir o problema. Por isso, identificar as causas para ocorrência desses pontos luminosos é essencial. Não hesite em procurar um oftalmologista se sentir:

  • Uma mancha cinza cobrindo a visão.
  • Um aumento considerável de flashes de luz.
  • Uma sombra escura na visão periférica.

Em geral, fotopsia não representa nenhum problema grave. Entretanto, como já dito anteriormente, em determinadas situações, ela pode ser sinal para alguma doença ocular como uma retina descolada. Desse modo, faça consultas regulares com seu oftalmologista e ao observar quaisquer sintomas, recorra a ajuda médica, e não à automedicação. Sua saúde ocular ficará agradecida!

Mais artigos

Escolha uma opção de atendimento

Clique em uma das opções abaixo para agendar o seu horário

Agendamento online

Informe-nos a sua preferência de horário e ligaremos para agendar sua consulta

Agendar via WhatsApp

Inicie um chat com a nossa equipe

Agendar pelo telefone

Inicie uma chamada com a nossa equipe

Agendamento online

Diga-nos quando gostaria de ser atendido(a) e ligaremos em poucos minutos (ou no próximo dia útil) para finalizar o seu agendamento

Recebemos a sua solicitação de agendamento

Entraremos em contato via celular ou WhatsApp dentro de poucos minutos (ou no próximo dia útil) para finalizar o seu agendamento.