O Novembro Azul chegou e com ele vem mais uma campanha de conscientização e prevenção do diabetes. Para integrar as ações promovidas na Bahia, acontece o 3º Mutirão de Retinopatia Diabética com foco na saúde ocular, no dia 10 de novembro de 2019, das 8h às 12h, no Hospital Santa Luzia, em Salvador. As senhas serão distribuídas nos dias 06, 07 e 08, das 8h às 16h, para 500 pessoas, na própria instituição de saúde, localizada em Nazaré.
Os exames e procedimentos oferecidos gratuitamente são: mapeamento de retina (exame de fundo do olho), tratamento a laser e triagem para pacientes que necessitem de cirurgias. Nos casos cirúrgicos, o atendimento ocorrerá através do SUS. É importante apresentar documento para comprovar que é portador do diabetes. A ação é coordenada pelo oftalmologista André Príncipe, especialista em retina e vítreo.
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) aponta que existem mais de 13 milhões de pessoas convivendo com a doença no Brasil. “Nosso objetivo é proporcionar orientação, prevenção e tratamento gratuito, já que o olho é um dos órgãos mais afetados pela doença e a retinopatia diabética é a complicação ocular mais comum do diabetes. Neste caso, o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina, sendo a principal causa de cegueira”, explica o oftalmologista André Príncipe.
É importante lembrar que 14 de novembro é considerado o Dia Mundial do Diabetes, data que visa chamar a atenção para a necessidade do controle e prevenção da doença, com o intuito de reduzir as estatísticas.