A Terapia Fotodinâmica (PDT) é um tipo de tratamento voltado para os casos de membrana neovascular sub-retiniana, ou seja, quando novos vasos sanguíneos crescem sob a retina. Este método destrói essas membranas, preservando o tecido retiniano, através de uma substancia aplicada intravenosamente, conhecido como Verteporfirina (Visudyne). Também é o tratamento mais efetivo para casos de coriorretinpatia serosa central e alguns tumores intraoculares.
Serviços
A nossa clínica conta com um mix de serviços multidisciplinares e fornece soluções totais em Oftalmologia, com foco nas áreas de Retina e Vítreo. Confira todos os exames, cirurgias e tratamentos realizados pela equipe médica do nosso consultório.

Preenchimento de Olheiras
O preenchimento de olheiras é indicado para mulheres e homens que possuem sulco abaixo dos olhos, interferindo na harmonia facial, deixando o paciente com um aspecto de cansaço e envelhecimento precoce.

Preenchimentos Faciais
O preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios.

Aplicação de Toxina Totulínica Estética e Funcional na Face
A Toxina Botulínica, conhecida como Botox, é um produto utilizado para tratamentos estéticos da face com o objetivo de retardar o surgimento de marcas de expressão. Na oftalmologia pode ser utilizada na correção de estrabismo, além do tratamento de distonias faciais, como o blefaroespasmo essencial, espasmo hemifacial e os famosos "tiques".

Aplicação Intravítrea de Antiangiogênico
Essa aplicação bloqueia o fator de crescimento vascular endotelial (VEGF-A, Lucentis e Eylia), além do fator de crescimento placentário (Eylia). É indicada para pacientes com degeneração macular de forma úmida, retinopatia diabética, oclusões venosas de retina, Glaucoma neovascular, entre outras doenças de retina. Ela é realizada com anestesia local e tem frequência variável, com necessidade de ser repetida a partir de quatro a seis semanas, de acordo com cada patologia.

Fotocoagulação com Pascal Endpoint Management e Laser de Retina
Tratamento a laser de patologia na retina de modo tradicional ou sublimiar (subthreshold), útil na coriorretinopatia serosa central e edema macular de diferentes etiologias. Com Pascal Endpoint Management, o procedimento é realizado com pulsos curtos e por meio de padrões predefinidos, tornando o tratamento mais confortável e rápido. Apesar de diversos avanços na Oftalmologia, o tradicional tratamento a laser continua sendo utilizado e seus avanços recentes têm melhorado sua eficácia.

Cirurgia Palpebral Estética
É uma cirurgia estética, conhecida como blefaroplastia, que pode ser realizada na pálpebra superior ou inferior para o tratamento da dermatocálase (excesso de pele nas pálpebras em função da flacidez) ou bolsas de gordura palpebral, com o intuito de melhorar a aparência da região periocular do paciente, devolvendo um aspecto mais jovial.

Implante de Polímero Biodegradável de Dexametasona-Ozurdex
Essa técnica é indicada para pacientes com edema macular secundário à retinopatia diabética, oclusão venosa de retina e complicações de uveíte. Pode ainda ser utilizada associada à cirurgia vitreorretiniana ou de Catarata. O implante biodegradável permite a liberação intraocular lenta de dexametasona, com duração usual de três a seis meses. Seu benefício é evitar o uso excessivo de corticóide oral. Ele é realizado com anestesia local.

Cirurgia Endoscópica
Em algumas situações, o oftalmologista pode encontrar dificuldade para acessar a retina de forma tradicional, podendo ocorrer o mesmo com o corpo e o sulvo ciliar. Para facilitar o acesso, o médico pode solicitar uma cirurgia endoscópica. É preciso que o paciente esteja sob efeito de anestesia local ou geral e o procedimento tem duração de uma a duas horas. Os resultados podem ser percebidos após algumas semanas da cirurgia. Nos casos mais complexos, podem-se levar meses até alcançar uma melhora significativa. A cirurgia endoscópica também pode ser indicada em casos de Glaucoma neovascular, hemorragias, opacidade da córnea, endoftalmite crônica, fixação secundária da lente ocular e ao encontrar um corpo estranho intraocular.

Cirurgia Vitreorretiniana Avançada
Procedimento indicado para pacientes com patologias retinianas, como descolamento de retina, retinopatia diabética avançada, buraco de mácula, membrana epirretiniana e complicações de cirurgia de Catarata. A cirurgia vitreorretiniana atualmente é realizada com calibre reduzido dos instrumentos (23, 25 e 27 gauge), melhorando o resultado cirúrgico e o conforto pós-operatório. A velocidade de corte, de ao menos 5.000 por minuto, aliada a sistemas de visualização de grande angular sem contato (BIOM), traz mais segurança e eficiência a este procedimento.

Angiofluoresceinografia de Grande Angular
Exame que analisa a circulação retiniana com tecnologia a laser e permite avaliação de até 200 graus da retina em uma única imagem (ultra-widefield), comparados aos 45-50 graus da tecnologia tradicional. Possibilita ainda que o exame seja realizado com ingestão oral do contraste, evitando efeitos colaterais. Este exame é essencial no acompanhamento do paciente diabético e portador de outras patologias da retina, incluindo degeneração macular e oclusões venosas.

Autofluorescência
Indicada para pacientes portadores de degeneração macular e outras doenças retinianas que causam alterações no epitélio pigmentado da retina, como as distrofias.

Retinografia
A retinografia é indicada para pacientes diabéticos, portadores de degeneração macular e outras doenças. É utilizada também em pacientes com Glaucoma, Catarata e na investigação da causa da baixa de visão, ainda sem diagnóstico. Esse exame documenta as alterações do fundo de olho e pode ser realizado com ou sem dilatação da pupila, com tecnologia a laser ultra-widefield ou tradicional com flash e câmera de alta definição.

Eletrofisiologia Ocular com Eletrorretinograma Multifocal
Exame essencial no diagnóstico e acompanhamento de distrofias e doenças genéticas retinianas. Permite avaliar, de forma objetiva, a atividade elétrica da retina e vias ópticas. A eletrorretinografia multifocal permite o diagnóstico precoce de toxicidade medicamentosa na retina e o acompanhamento de doenças maculares. Também são realizadas eletrorretinografia de campo total, potencial visual evocado e eletro-oculograma.

Biomicroscopia Ultrassônica – UBM
Trata-se de uma ultrassonografia de alta resolução que analisa as estruturas da parte anterior do globo ocular, como córnea, câmara anterior, íris e cristalino. É um exame indolor e que leva, aproximadamente, 15 minutos.

Ultrassonografia
Avalia o fundo de olho e realiza medidas de tumores intraoculares. É um exame seguro, indolor, não invasivo e que não necessita de dilatação da pupila. É indicado para pacientes com baixa de visão, que apresentam opacidade de meios, em função da Catarata, hemorragia ou inflamação vítrea, além da opacidade de córnea.

Tomografia de Coerência Óptica Swept-Source (OCT) de Retina, Nervo Óptico, Segmento Anterior e Angio
A Tomografia de Coerência Óptica com Swept-Source é um exame de tecnologia avançada, que realiza imagem digital de alta precisão, permitindo a realização de angiografia retiniana e do nervo óptico, sem a utilização de contraste. É fundamental para o diagnóstico e acompanhamento das doenças de retina, como a Retinopatia Diabética, Degeneração da Mácula (DMRI), além de doenças do nervo óptico, como Glaucoma. Por meio de imagens detalhadas e medidas precisas, identificam-se patologias não detectáveis por outros exames, de forma mais rápida e confortável para o paciente.