Os olhos são a principal janela para o aprendizado na primeira infância. Estimativas apontam que 80% de tudo que é assimilado nesta época da vida é processado através da visão. Daí a importância dos pais estarem sempre atentos à saúde ocular dos pequenos, sobretudo no ambiente escolar.
Sabe-se que miopia, hipermetropia e astigmatismo são as patologias mais comuns entre a população, e essa realidade também afeta as crianças. Mas, pouco se houve falar do retinoblastoma: tipo de câncer mais comum na infância. Trata-se de um tumor embrionário maligno, que pode surgir até os cinco anos de idade e tem origem nas células da retina, que é a parte responsável pela visão.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que 400 novos casos, por ano, sejam diagnosticados por especialistas da área – o que reforça a necessidade de avaliações regulares, desde a primeira infância, já que o problema pode gerar cegueira e até mesmo a morte.
Geralmente, de cunho hereditário, o retinoblastoma carece de cuidados imediatos e tratamento adequado. O sintoma mais comum é o aparecimento de uma mancha branca nos olhos, popularmente conhecida como reflexo do olho de gato. Essa mancha pode ser vista, mais facilmente quando se tira fotos com flash nas crianças. Estrabismo, sensibilidade exagerada à luz, dificuldade visual, aparência anormal do olho, inflamações e conjuntivite também podem ser sinais de alerta e indícios da doença.